A elefanta africana Kenya chegou ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães (MT), após uma viagem de mais de 3,3 mil quilômetros desde o Ecoparque Mendoza, na Argentina. O local, fundado em 2016, é o único da América Latina dedicado exclusivamente ao resgate e reabilitação de elefantes cativos ou em situação de risco.
Kenya se junta agora à elefanta Pupy, que vive no santuário desde abril. A viagem de translado foi cuidadosamente acompanhada por uma equipe técnica, com monitoramento constante por câmeras instaladas no contêiner, além de paradas programadas para hidratação e alimentação.
De acordo com a equipe do santuário, a elefanta demonstrou resistência ao entrar na caixa de transporte, mas foi acalmada com o auxílio dos tratadores. Mesmo em deslocamentos longos, elefantes conseguem permanecer em pé por muitas horas, o que contribui para uma jornada mais segura.
A chegada de Kenya ocorre pouco após o falecimento de Tamy, um elefante asiático de mais de 50 anos que também seria levado ao santuário. Tamy vivia no mesmo ecoparque argentino e sofria com problemas físicos agravados pelo confinamento prolongado.
Com 1,2 mil hectares de área, o santuário localizado a 66 km de Cuiabá reforça sua missão de oferecer um ambiente seguro, espaçoso e natural para elefantes que passaram a vida em cativeiro, promovendo bem-estar e reabilitação dos animais. Com informações: Cenário MT.