| Hoje é Segunda-feira, 07 de Julho de 2025.

Banhistas voltam ao rio Sena após mais de 100 anos

Após um século de proibição, Paris reabre trechos do rio Sena para banho com medidas de segurança e testes diários de qualidade da água.
Ampliar
Salva-vidas monitora banhistas durante o primeiro mergulho liberado no rio Sena após 102 anos de proibição, neste sábado (5), em Paris — Foto: Thomas Padilla/AP Por: Editorial | 05/07/2025 11:53

Após 102 anos de proibição, parisienses voltaram a mergulhar oficialmente no rio Sena neste sábado (5), marcando um momento histórico para a capital francesa. A reabertura foi autorizada nesta semana pela prefeitura de Paris, após anos de obras e esforços de despoluição iniciados em preparação para os Jogos Olímpicos de 2024.

O banho no Sena será permitido até 31 de agosto, durante o verão europeu, e está restrito a três trechos específicos: dois próximos à Torre Eiffel e um ao redor da Île de Saint-Louis, nas proximidades da catedral de Notre-Dame. As áreas foram equipadas com deques e contarão com a presença de salva-vidas nos horários permitidos para banho.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, participou da cerimônia de inauguração da temporada e chegou a mergulhar no rio como forma de reforçar a confiança na qualidade da água. Ela foi alvo de críticas no ano passado, quando estudos apontaram que o Sena ainda estava impróprio pouco antes das Olimpíadas. Desde então, uma nova etapa de limpeza foi realizada, e agora a cidade realiza testes diários para monitorar a balneabilidade do rio.

“Se abrimos essas áreas, é porque a água está dentro dos padrões e não representa risco para os banhistas”, garantiu Pierre Rabadan, vice-prefeito responsável pelo projeto do Sena. Ele também destacou que o sucesso da reabertura prova que os esforços para recuperar o rio foram eficazes, mesmo diante do desafio técnico e do tempo curto.

As obras de saneamento incluíram a conexão de milhares de imóveis ao sistema de esgoto, a modernização de estações de tratamento e a construção de grandes reservatórios pluviais, a fim de evitar que o esgoto transborde em períodos de chuva intensa — problema que chegou a comprometer parte da preparação olímpica.

Além de Paris, outras 14 áreas de banho serão abertas ao longo dos rios Sena e Marne fora da capital. Duas delas já começaram a operar no mês passado, ampliando o acesso da população aos recursos naturais da região.

A reabertura do Sena representa um marco ambiental e simbólico para Paris, transformando o famoso cartão-postal da cidade em um espaço de lazer seguro para moradores e turistas. Com informações: G1.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: