A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul está promovendo a entrega de 11 sistemas completos de videolaparoscopia a unidades da rede pública em diferentes regiões do Estado. Nova Andradina é um dos municípios contemplados com a tecnologia, que permite a realização de cirurgias minimamente invasivas, com maior segurança e menor tempo de recuperação para os pacientes.
As chamadas torres de vídeo rígidas são compostas por câmera de alta definição, monitor, fonte de luz, insuflador e demais componentes necessários para os procedimentos. Além de representarem um avanço na qualidade das cirurgias, os equipamentos reduzem o tempo de internação e o risco de infecções.
A distribuição dos sistemas foi definida com base no processo de regionalização da saúde, levando em conta as necessidades de cada macrorregião. Também foram contemplados os municípios de Aquidauana, Costa Rica, Coxim, Maracaju, Paranaíba, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã.
Os recursos para a aquisição das torres são provenientes das esferas federal e estadual, por meio de propostas cadastradas e indicações parlamentares. Para garantir o uso adequado dos equipamentos, profissionais das unidades beneficiadas participaram de capacitações técnicas.
A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Cristina Segatto Congro, enfatizou os avanços proporcionados pela iniciativa: “Estamos investindo em tecnologia e capacitação para garantir um atendimento mais seguro, eficiente e humanizado. Essas torres representam um avanço significativo na qualidade das cirurgias realizadas nos hospitais”, afirmou. Com informações: Secretaria de Estado de Saúde.