| Hoje é Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025.

Homem é multado por manter aves silvestres em cativeiro em Inocência (MS)

Polícia Militar Ambiental apreendeu curió e coleirinhas durante patrulhamento no bairro Jardim Pantanal; aves serão encaminhadas ao CETAS.
Ampliar
Aves silvestres foram encontradas em gaiolas na frente da casa e apresentavam sinais de domesticação, segundo a PMA. Foto: Divulgação/BPMA. Por: Editorial | 04/07/2025 14:04

Um morador do município de Inocência, em Mato Grosso do Sul, foi autuado pela Polícia Militar Ambiental de Cassilândia (2º BPMA) por manter aves silvestres em cativeiro sem autorização legal. A ação aconteceu na última quarta-feira (3), durante patrulhamento no bairro Jardim Pantanal.

De acordo com a PMA, três gaiolas foram encontradas na parte frontal de uma residência, contendo duas aves da espécie coleirinha (Sporophila caerulescens) e uma da espécie curió (Oryzoborus angolensis). Questionado, o responsável pela casa admitiu que não possuía licença ambiental e que havia adquirido os animais de terceiros.

Diante da irregularidade, a equipe lavrou auto de infração ambiental com multa de R$ 1.500, além de apreender as aves e os viveiros. O caso foi registrado com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98), que proíbe a captura e manutenção de animais silvestres sem autorização.

O autuado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Inocência para os procedimentos legais. As aves, por apresentarem comportamento manso, indicando possível domesticação, foram entregues novamente à equipe da PMA e serão levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA), onde passarão por avaliação e eventual reabilitação para retorno ao habitat natural. Com informações: BPMA.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: