|
Hoje é Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025.
Um morador do município de Inocência, em Mato Grosso do Sul, foi autuado pela Polícia Militar Ambiental de Cassilândia (2º BPMA) por manter aves silvestres em cativeiro sem autorização legal. A ação aconteceu na última quarta-feira (3), durante patrulhamento no bairro Jardim Pantanal.
De acordo com a PMA, três gaiolas foram encontradas na parte frontal de uma residência, contendo duas aves da espécie coleirinha (Sporophila caerulescens) e uma da espécie curió (Oryzoborus angolensis). Questionado, o responsável pela casa admitiu que não possuía licença ambiental e que havia adquirido os animais de terceiros.
Diante da irregularidade, a equipe lavrou auto de infração ambiental com multa de R$ 1.500, além de apreender as aves e os viveiros. O caso foi registrado com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98), que proíbe a captura e manutenção de animais silvestres sem autorização.
O autuado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Inocência para os procedimentos legais. As aves, por apresentarem comportamento manso, indicando possível domesticação, foram entregues novamente à equipe da PMA e serão levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA), onde passarão por avaliação e eventual reabilitação para retorno ao habitat natural. Com informações: BPMA.
