Um morador da província de Guangxi, no sul da China, flagrou o desabamento de um prédio de cinco andares que ainda estava em construção. As fortes chuvas que atingem a região provocaram o afundamento do solo, fazendo com que a estrutura inteira desabasse de forma rápida e surpreendente, caindo diretamente no rio ao lado. O incidente foi registrado em vídeo e divulgado nesta quarta-feira (2).
Este episódio integra uma série de desastres naturais recentes que vêm afetando províncias do norte e oeste da China, marcadas por enchentes e deslizamentos desde o início do mês. A região enfrenta a chamada temporada das "chuvas de ameixa", nome dado ao período em que as monções do Leste Asiático atingem seu auge, coincidindo com o amadurecimento das ameixas ao longo do Rio Yangtze.
Apesar de serem fenômenos climáticos comuns nessa época, a intensidade crescente das chuvas tem sido atribuída pelos meteorologistas às mudanças climáticas globais. Em julho passado, os prejuízos econômicos provocados por eventos climáticos severos ultrapassaram US$ 10 bilhões, conforme dados oficiais do governo chinês. Com informações: G1.