| Hoje é Quarta-feira, 30 de Julho de 2025.

Governo de MS apresenta novo modelo de financiamento para hospitais do interior

Proposta quer reduzir filas por atendimentos e cirurgias com repasses fixos e variáveis a 66 Hospitais de Pequeno Porte em todo o Estado.
Ampliar
Secretário Maurício Simões apresenta novo modelo de financiamento durante reunião com deputados na Assembleia Legislativa de MS. Foto: Divulgação. Por: Editorial | 01/07/2025 15:46

Em um esforço para reduzir as filas por diagnósticos, procedimentos e cirurgias, o Governo de Mato Grosso do Sul apresentou nesta terça-feira (1º) à Assembleia Legislativa (Alems) um novo modelo de financiamento destinado aos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) do interior do Estado.

A proposta, detalhada pelo secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, prevê a implementação de dois tipos de incentivo financeiro: um fixo, para manter as estruturas hospitalares em funcionamento, e outro variável, vinculado diretamente à produção de serviços – como exames, cirurgias e atendimentos.

O novo programa abrangerá 66 hospitais e visa ampliar significativamente o número de atendimentos fora da capital, desafogando os grandes centros hospitalares de Campo Grande.

A reunião foi realizada na Sala da Presidência da Alems e contou com a presença do presidente da Casa, deputado Gerson Claro, que elogiou a iniciativa. “Trata-se de uma proposta que já deu certo em São Paulo. O governo está de parabéns por trazer essa solução para dialogar com o Legislativo”, afirmou.

Segundo o secretário, a iniciativa será implementada por meio de resolução governamental, sem necessidade de projeto de lei neste primeiro momento. A expectativa é de que haja um acréscimo inicial entre 20% e 30% nos recursos destinados aos hospitais contemplados, podendo aumentar conforme a disponibilidade orçamentária do Estado.

Além da melhoria nos repasses, o novo modelo estabelece uma métrica clara para remuneração de leitos de UTI, promovendo maior equidade entre as unidades hospitalares.

Entre os atendimentos priorizados estão urgência e emergência, saúde materno-infantil, cirurgia geral, geniturinária e traumatologia/ortopedia. De acordo com Corrêa, todos os prefeitos e gestores municipais de saúde já foram informados e demonstraram apoio à proposta.

O governo pretende manter o programa de forma contínua, criando uma oferta permanente de atendimentos e enfrentando a demanda reprimida por serviços de baixa e média complexidade no Estado.Com informações: Agência de Notícias.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: