A Rede Hemosul apresentou oficialmente nesta terça-feira (1º), em Campo Grande, o novo Irradiador de Hemocomponentes que passa a compor a estrutura do Hemocentro Coordenador. O equipamento de última geração foi importado e aprovado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), garantindo segurança rigorosa para profissionais e pacientes.
Com a função de inativar leucócitos (linfócitos T) nos componentes sanguíneos, o irradiador eleva a segurança das transfusões, principalmente para públicos vulneráveis, como recém-nascidos de baixo peso, pacientes transplantados, imunodeprimidos e em tratamento com imunossupressores. “Essa tecnologia garante que os hemocomponentes sejam preparados com alto rigor técnico, reduzindo riscos e ampliando a resolutividade da rede hemoterápica”, explica Marina Sawada Torres, coordenadora do Hemosul.
Com a nova aquisição, Mato Grosso do Sul passa a ser autossuficiente na produção de hemocomponentes irradiados, marcando um avanço na segurança transfusional em todo o estado.
Durante a cerimônia de apresentação, marcada para as 14h30 no Hemosul Coordenador, também serão entregues três veículos novos que reforçarão a logística da rede em Campo Grande, Três Lagoas e Nova Andradina. A Rede Hemosul é responsável pelo fornecimento de 100% dos hemocomponentes utilizados em hospitais públicos e conveniados do estado.
A solenidade conta com a presença de autoridades da saúde e representantes das unidades da Rede Hemosul. Informações e confirmação de presença podem ser feitas pela Gerência de Relações Públicas da Rede Hemosul MS pelo telefone (67) 3312-1558.Com informações: Agência de Notícias.