O município de Jateí dá início, na noite desta sexta-feira (27), à 48ª edição da tradicional Festa da Fogueira, considerada um dos maiores eventos juninos de Mato Grosso do Sul. A celebração, que homenageia São Pedro, padroeiro da cidade, se estende até domingo (29), quando será acesa uma fogueira de mais de 65 metros de altura — o equivalente a um prédio de 22 andares — acompanhada de um show pirotécnico sincronizado.
A edição de 2025 entra para a história por marcar a primeira vez, em quase cinco décadas, que a festa é coordenada por uma mulher: a prefeita Cileide Cabral da Silva Brito.
Realizada pela primeira vez em 1977, a Festa da Fogueira começou com uma estrutura de apenas seis metros e foi crescendo ano após ano, até alcançar o recorde mundial registrado no Guinness Book. O evento se consolidou como uma das maiores manifestações culturais da região e transformou Jateí em um destino turístico neste período do ano.
A fogueira monumental é o ponto alto da programação, que conta ainda com shows de artistas nacionais, rodeio em touros todas as noites com a estrutura da companhia Marca 90, e cavalgada com chegada no Parque da Fogueira — centro de eventos que homenageia a tradição junina e foi construído durante a segunda gestão do ex-prefeito Eraldo Jorge Leite.
Os festejos começaram ainda antes da abertura oficial, com festas juninas em escolas e distritos, além de uma prova pedestre realizada no domingo passado (22). Neste sábado (28), a tradicional cavalgada movimenta o município a partir das 8h, com direito à queima do alho, o famoso almoço caipira.
Na abertura dos shows nacionais, após o rodeio desta sexta-feira, a dupla Felipe e Rodrigo promete animar o público com um repertório repleto de sucessos.
A Festa da Fogueira reforça o orgulho e a identidade cultural de Jateí, atraindo dezenas de milhares de visitantes e movimentando a economia local com três dias de intensa programação. Com informações: