Um ano após ser devastada pela maior enchente de sua história, Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, volta a enfrentar alagamentos. Com a elevação do nível do Rio Jacuí, ruas e residências do bairro Cidade Verde ficaram submersas na manhã desta terça-feira (24).
Uma lâmina d'água se formou na entrada da cidade pela BR-290, mas o fluxo de veículos segue normal. A prefeitura emitiu alerta para os bairros Centro e Loteamento, que também podem ser atingidos nas próximas horas. Além do Jacuí, o nível dos rios Guaíba e Taquari também preocupa.
Foto: Divulgação.
Apesar do avanço das águas, a Defesa Civil municipal afirma que, até o momento, não há necessidade de evacuação em novas áreas. “Reforçamos que não há previsão de inundação que justifique evacuação desses bairros. Se isso mudar, manteremos a população informada”, declarou Mário Rocha, secretário de Reconstrução, Resiliência Climática e Defesa Civil.
Após as chuvas intensas da última semana, a prefeitura decretou situação de emergência. Segundo o município, 209 pessoas estão desabrigadas e outras 902, desalojadas. O decreto ainda aguarda reconhecimento pela Defesa Civil do Estado.
Em maio de 2024, Eldorado do Sul foi uma das cidades mais afetadas pelas cheias que devastaram o Rio Grande do Sul, com 90% do território inundado e mais de 40 mil moradores obrigados a deixar suas casas. Com infofmações: G1.