Celebrado em meio às festas juninas, o Dia de São João, comemorado nesta terça-feira (24), marca o nascimento de São João Batista, figura central do calendário cristão. De acordo com a Igreja Católica, o santo era primo de Jesus Cristo e considerado seu precursor. É lembrado por sua fé, humildade e conexão com o povo.
A data, repleta de simbolismo religioso, também embala tradições populares em todo o país. Em junho, o Brasil se enche de cores e aromas com os arraiás. Bandeirolas, músicas típicas e o cheiro do milho cozinhando anunciam a chegada de uma das festas mais queridas do calendário nacional.
No interior de São Paulo, em Capela do Alto, a celebração de São João tem um gosto especial. O casal Sandriele e Endrio Simões comanda o negócio rural Delícias da San, que transforma o milho verde em fonte de sustento e sabor. O cardápio vai de pamonhas recheadas a bolo, suco, espiga e curau, tudo feito artesanalmente.
Mesmo com apenas um alqueire de terra, o casal chegou a colher 25 toneladas de milho. Hoje, optam por comprar de produtores locais, estratégia que tem rendido bons frutos. “Compensa mais do que plantar: a gente economiza com mão de obra e insumos”, explica Sandriele.
Só neste mês de junho, mais de 5 mil produtos à base de milho foram vendidos. “A expectativa para julho é chegar a 7 mil”, projeta a empreendedora, que une tradição, fé e empreendedorismo em um só balaio junino.Com informações: Canal Rural.