| Hoje é Domingo, 20 de Julho de 2025.

Jogos da Melhor Idade agitam Campo Grande com integração, superação e novas amizades

Evento reuniu atletas de 46 municípios em nove modalidades e destacou o poder transformador do esporte na vida dos idosos.
Ampliar
Idosos participam da prova de atletismo com entusiasmo e vitalidade durante os Jogos da Melhor Idade em Campo Grande. Foto: Divulgação. Por: Editorial | 24/06/2025 07:57

Campo Grande foi palco de emoção, vitalidade e espírito esportivo durante os Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul, realizados entre os dias 17 e 19 de junho. O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Fundesporte e da Setesc, foi gratuito e aberto ao público, reunindo delegações de 46 municípios em competições individuais e em duplas.

As provas aconteceram em dois espaços da capital: o Parque Ayrton Senna recebeu as disputas de atletismo, enquanto o Espaço Expo, no Shopping Bosque dos Ipês, sediou as modalidades de damas, dança de salão, dominó, malha, sinuca, tênis de mesa, truco e xadrez.

Mais do que uma competição, os Jogos têm como principal objetivo fortalecer o papel social do esporte para o público idoso. A iniciativa incentiva o convívio, promove o bem-estar físico e emocional e reforça o protagonismo da pessoa idosa na sociedade.

Histórias como a de Nilma Lombardi Papareli, de 64 anos, natural de Angélica, mostram o impacto transformador do evento. “Lido com depressão, mas só de estar aqui, encontrar minhas amigas, me dá vontade de chorar. Isso aqui é um verdadeiro presente. A amizade que a gente faz aqui é a melhor coisa do mundo”, conta, emocionada.

Nilma participa do vôlei e, nesta edição, estreou na dama. Foi nos Jogos, quatro anos atrás, que ela conheceu Eliana Aparecida de Arruda, de 65 anos, moradora de São Vicente. Desde então, as duas compartilham as quadras e uma amizade sólida. “Esses laços não se rompem aqui. Eles continuam ao longo do ano. A interação e o carinho que a gente encontra nesse evento são incomparáveis”, destaca Eliana, atleta de dominó, vôlei adaptado e dança de salão.

Além das conexões humanas, Eliana ressalta os benefícios físicos: “Tenho problemas na coluna e no joelho, mas continuo firme. Não tomo remédios porque a alegria de viver que vem dessas atividades é o meu melhor remédio. A mente continua ativa e feliz”.

Com histórias inspiradoras, espírito de equipe e alegria contagiante, os Jogos da Melhor Idade seguem como um importante instrumento de promoção da saúde, da autoestima e da inclusão da pessoa idosa em Mato Grosso do Sul.Com informações: Agência de Notícias.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: