Oito pessoas morreram na queda de um balão em chamas no sábado (21), na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina. O velório coletivo foi realizado no domingo (22). Ao todo, 21 pessoas estavam a bordo e 13 sobreviveram.
As vítimas são: Everaldo Rocha, de 53 anos, Janaina Rocha, de 46, Leane Herrmann, de 70, Leíse Herrmann Parizotto, de 37, Leandro Luzzi, de 33, Andrei Gabriel de Melo, de 34, Juliane Jacinta Sawicki, de 36, e Fabio Luiz Izycki, de 42 anos.
De acordo com informações da Polícia Civil, o piloto relatou que o incêndio começou no cesto, provocado por um maçarico usado no balão de ar quente. Ele afirmou que tentou conter o fogo com um extintor, mas o equipamento não funcionou. Ainda próximo ao solo, o piloto teria tentado realizar a descida e orientou os passageiros a pularem.
Treze pessoas conseguiram sair do cesto. Com a redução de peso, o balão voltou a subir, impulsionado pelo ar quente gerado pelas chamas. Imagens registradas por testemunhas mostram o cesto em chamas no ar e, em seguida, a queda. Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas morreram carbonizadas no cesto e outras quatro faleceram em decorrência da queda.
As investigações seguem para apurar as causas do acidente e eventuais falhas de segurança. Com informações: NSC Total.