A queda de um balão na manhã deste sábado (21), no município de Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, deixou o Brasil em luto. O acidente causou a morte de oito pessoas e chocou o país, especialmente pelo relato de que duas das vítimas, a médica Leise Herrmann Parizotto, de Blumenau, e sua mãe, Leane Elizabeth Herrmann, de Concórdia, morreram abraçadas durante a tragédia.
As duas estavam entre os 21 ocupantes da aeronave de turismo, que pegou fogo em pleno voo antes de despencar. Uma outra filha de Leane também estava no balão e sobreviveu. Leise e Leane serão sepultadas neste domingo (22), no Cemitério Municipal de Concórdia. Amigos, ex-alunos e desconhecidos prestaram homenagens emocionadas nas redes sociais. “Leíse querida, foi minha aluna, sempre tão doce e educada. Deus te receba com festa ao lado da tua mãezinha. Tristeza sem fim”, escreveu uma internauta.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da Promotoria de Justiça de plantão, acompanha o caso e informou que vai apurar eventuais responsabilidades cíveis e criminais. O órgão também garantiu apoio às famílias das vítimas. A Polícia Civil participa da investigação e aguarda laudos periciais e depoimentos dos sobreviventes. Segundo o delegado-geral Ulisses Gabriel, há suspeitas de negligência, mas é cedo para conclusões.
De acordo com o relato do piloto, que sobreviveu ao acidente, o fogo teria começado dentro do cesto da aeronave. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o balão em chamas momentos antes da queda.
O governo de Santa Catarina confirmou oficialmente a identidade das oito vítimas fatais:
Andrei Gabriel de Melo, 34 anos, oftalmologista, natural de Fraiburgo (SC)
Everaldo da Rocha (idade não divulgada)
Fabio Luiz Izycki, 42 anos, escriturário bancário, de Barão de Cotegipe (RS)
Janaina Moreira Soares da Rocha, natural de Joinville (SC)
Juliane Jacinta Sawicki, natural do Rio Grande do Sul
Leandro Luzzi, natural de Encantado (RS)
Leane Elizabeth Herrmann, de Concórdia (SC)
Leise Herrmann Parizotto, médica, de Blumenau (SC)
Das 21 pessoas a bordo do balão, 13 sobreviveram. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.