| Hoje é Domingo, 20 de Julho de 2025.

Ministro do Irã adverte que participação dos EUA na guerra traz riscos para todos

Abbas Araghchi afirma que não haverá diálogo com os EUA enquanto bombardeios israelenses continuarem.
Ampliar
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e líder supremo do Irã, Ali Khamenei • REUTERS Por: Editorial | 21/06/2025 09:42

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, declarou neste sábado (21) que o país não poderá negociar com os Estados Unidos enquanto os bombardeios israelenses continuarem, reforçando o clima de tensão no Oriente Médio. A afirmação foi feita durante encontro dos ministros das Relações Exteriores dos países-membros da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI), realizado em Istambul.

Segundo Araghchi, a participação em negociações só será possível após o fim da “agressão” contra o povo iraniano, que enfrenta ataques com o apoio americano. Ele também alertou que a eventual entrada dos EUA no conflito representaria um risco grave para todos os envolvidos.

Fumaça sobe após ataque israelense, no Irã  • Stringer/Getty Images

A declaração ocorre após uma rodada diplomática em que o ministro iraniano participou de conversas com potências europeias na Suíça na sexta-feira (20). Abbas Araghchi criticou duramente a postura dos Estados Unidos, acusando Washington de usar as negociações nucleares como um “disfarce” para os ataques israelenses, classificando a atitude americana como “uma traição à diplomacia”.

Em entrevista à NBC News, o ministro afirmou que o Irã duvida da sinceridade dos EUA e pediu que as autoridades americanas demonstrem “determinação em negociar uma solução” real para a crise.

O cenário sinaliza maior impasse diplomático em meio à escalada de ataques e tensões entre Irã, Israel e Estados Unidos.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: