A leitura como ponte para a transformação social foi reconhecida em nível internacional. O projeto “Leitura e Cultura: ferramentas de transformação pessoal e social”, desenvolvido pelo campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Naviraí em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), foi premiado com o Selo ODS Educação 2024, concedido pela Agenda 2030 da ONU.
A certificação foi entregue na última semana, durante solenidade em Campo Grande, com a presença de representantes das instituições parceiras. O Selo ODS reconhece iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com foco no ODS 4 – Educação de Qualidade. Em 2024, o Brasil teve 909 ações certificadas, impactando mais de 1.800 comunidades.
O projeto, iniciado em 2021, atua na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí (PSMN) e no Patronato Penitenciário da cidade. A iniciativa promove leitura literária, reescrita de textos e atividades culturais com internos e egressos, incentivando o desenvolvimento educacional e a remição de pena.
Idealizado a partir de uma demanda da PSMN, o projeto foi viabilizado pela parceria entre a policial penal Valdirene de Góes Domingos e a UFMS, com expansão posterior para o Patronato sob coordenação do policial Florindo Tonelli. Hoje, atende 100 participantes e oferece formação prática a estudantes de Pedagogia, integrando ensino, pesquisa e extensão.
Com ações como sarau literário, seleção de obras e orientação pedagógica, o projeto promove a reinserção social e fortalece os vínculos familiares dos participantes. A iniciativa também resultou na renovação do acordo de cooperação entre UFMS e Agepen, assegurando sua continuidade.
Mais do que uma premiação, o Selo ODS simboliza o poder da educação como caminho para dignidade, transformação e cidadania.Com informações: Agência de Notícias.