| Hoje é Terça-feira, 16 de Setembro de 2025.

PIB de Mato Grosso do Sul deve crescer 5,5% em 2025 e registra maior alta do agro no país

Com impulso da agropecuária, Estado terá o segundo maior crescimento econômico do Brasil; diversificação produtiva e indústria da celulose também contribuem para o resultado.
Ampliar
Nova fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, simboliza avanço industrial que complementa o crescimento do agronegócio no Estado. Foto: Divulgação. Por: Editorial | 20/06/2025 07:44

Mato Grosso do Sul deve registrar um crescimento de 5,5% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, conforme aponta a Resenha Regional do Banco do Brasil, com base nos dados atualizados de junho. A expansão econômica coloca o Estado na segunda posição nacional, atrás apenas de Mato Grosso, cuja alta estimada é de 6,8%.

A força motriz por trás desse desempenho é o agronegócio, que, segundo a projeção, terá crescimento de 17,9% no PIB setorial, o maior do país. A indústria sul-mato-grossense deve avançar 2,9%, enquanto o setor de serviços tem previsão de alta de 3,1%.

Para o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, os dados refletem a consistência da região Centro-Oeste como protagonista do crescimento econômico nacional. “A produtividade no campo, especialmente na soja e no milho, puxou esse desempenho. Saímos de um PIB estimado de 4,4% para 5,5% com o avanço do agro”, pontuou.

A área plantada de soja no Estado chegou a 4,52 milhões de hectares, com produtividade média de 51,78 sacas por hectare, totalizando 14,06 milhões de toneladas. Para o milho, a expectativa é ainda mais positiva: 2,1 milhões de hectares cultivados e produtividade média de 80,8 sacas por hectare, o que resultará em uma produção de 10,2 milhões de toneladas — um aumento de 20,6% em relação ao ciclo anterior.

Além da produção recorde de grãos, Verruck destacou a “virada de chave” promovida pela diversificação produtiva. “Hoje temos 30 mil hectares com citros, expansão do cultivo de amendoim e crescimento da produção multiproteína. No amendoim, Mato Grosso do Sul já ultrapassou São Paulo e lidera o ranking nacional”, afirmou.

O setor industrial também sustenta esse crescimento com o fortalecimento do chamado “Vale da Celulose”, que reúne fábricas em operação em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, além de unidades em construção e licenciamento em Inocência e Bataguassu.

A pecuária também mostrou bons resultados no primeiro trimestre de 2025, segundo o IBGE. O abate de bovinos aumentou 4,6% em relação ao mesmo período de 2024, e o de frangos cresceu 2,3%. Esses dados, aliados à perspectiva positiva para aves e suínos, mantêm o otimismo em relação ao desempenho do setor ao longo do ano.

“Todos esses fatores fortalecem nosso posicionamento como Estado multiproteína e elevam a capacidade de agregar valor à matéria-prima com industrialização local”, concluiu Verruck.

As previsões otimistas da Conab e do IBGE para a safra brasileira, com destaque para Mato Grosso do Sul, reforçam a tendência de um 2025 promissor para o campo e, consequentemente, para a economia regional.Com informações: Agência de Notícias.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: