Mesmo antes do início oficial do inverno, Dourados já se prepara para uma virada drástica no tempo. A poucos dias do solstício que marca o início da estação, previsto para 20 de junho, às 23h42 (horário de Brasília), as previsões meteorológicas apontam para a chegada de uma intensa massa de ar frio que deve derrubar as temperaturas a partir de segunda-feira (23).
Segundo o Clima Tempo, a mínima prevista para a segunda é de 9ºC, com máxima de 21ºC e possibilidade de chuva forte pela manhã. A terça-feira (24) deve ser ainda mais gelada, com mínima de 5ºC e máxima de apenas 16ºC. O frio permanece na quarta-feira (25), com mínima de 8ºC e máxima de 22ºC. A previsão indica céu claro e nevoeiro ao amanhecer, o que pode reduzir a visibilidade. À noite, a nebulosidade volta a aumentar.
As previsões são reforçadas pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indicam a atuação de uma frente fria sobre a Região Sul e parte do Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso do Sul. A massa de ar polar deve provocar chuvas e acentuada queda de temperatura já no início da próxima semana. Na terça, a onda de frio se intensifica e há possibilidade de geada moderada a forte no sul do estado.
Após dois anos de invernos mais amenos, 2025 deve resgatar características mais tradicionais da estação, com mais episódios de frio intenso, geadas e até chuva no fim do inverno. Meteorologistas destacam que, apesar das quedas acentuadas, períodos de calor ainda poderão ocorrer, especialmente entre agosto e setembro, porém com menor intensidade e duração.
De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados registrou nesta quarta-feira (18) uma máxima de 29,9ºC e mínima de 15ºC, o que reforça o contraste com as temperaturas previstas para os próximos dias. A expectativa é que a última semana de junho traga a primeira grande onda de frio do ano, podendo superar a registrada entre os dias 8 e 14 deste mês, quando diversas cidades do país bateram recordes de temperatura mínima. Com informações: Dourados News.