O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, em uma mensagem divulgada pela televisão local nesta quarta-feira (18), fez duras ameaças contra os Estados Unidos, afirmando que qualquer intervenção militar americana no conflito entre Irã e Israel resultará em danos irreparáveis para Washington. As declarações acontecem após o presidente Donald Trump exigir a “rendição incondicional” do governo iraniano.
Khamenei declarou que “a entrada dos EUA nesta questão é 100% em seu próprio prejuízo” e que os Estados Unidos sofrerão “danos definitivamente irreparáveis” se decidirem participar militarmente do conflito. O líder iraniano também criticou a retórica agressiva do presidente americano, que em uma rede social chamou Khamenei de “alvo fácil” e afirmou que, por enquanto, não pretende matá-lo. Trump advertiu que “não queremos mísseis disparados contra civis ou soldados americanos” e ressaltou que “nossa paciência está se esgotando”.
Em seu pronunciamento, Khamenei destacou que não faz sentido pedir a rendição da nação iraniana e afirmou que os danos que os EUA sofrerão serão maiores do que aqueles que impuseram ao Irã ao longo dos anos. “A nação iraniana não se assusta com ameaças e não capitulará diante da coerção de ninguém”, reforçou.
O líder de Teerã também acusou os Estados Unidos de estarem por trás do ataque de Israel, ocorrido na última sexta-feira (13) e que marcou o início do atual conflito. A escalada de ameaças e retórica agressiva do governo Trump tem aumentado os temores de uma possível intervenção militar direta dos EUA no confronto, especialmente no contexto das negociações em curso entre Teerã e Washington sobre o programa nuclear iraniano.Com informações: Agência Brasil.