Os contratos futuros da soja em grão apresentaram leve queda nas negociações da sessão eletrônica da Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) nesta quarta-feira (18). Após três pregões consecutivos de alta, o mercado ensaiou uma realização de lucros, com os preços recuando moderadamente diante da recente valorização do óleo de soja e das incertezas sobre tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos.
Os contratos com vencimento em julho fecharam cotados a US$ 10,72 3/4 por bushel, baixa de 1,25 centavo de dólar, equivalente a 0,11% em relação ao fechamento anterior. Ontem (17), a soja teve sessão positiva, sustentada pela forte alta do petróleo em Nova York e pelo desempenho dos contratos de milho e trigo, mesmo com o clima favorável às lavouras nos EUA, que limitou os ganhos.
Investidores seguem atentos às negociações comerciais entre Washington e Pequim, principal compradora da soja norte-americana. A decisão da China de reduzir o uso de farelo de soja na alimentação animal pode levar a uma diminuição das importações em cerca de 10 milhões de toneladas até 2030, impactando a demanda global pelo produto e alterando o cenário do mercado.Com informações: Canal Rural.