Uma mulher ficou ferida na manhã desta sexta-feira (13) após ser atingida por um fio solto enquanto pilotava uma motocicleta na Rua Ciro Melo, esquina com a Rua dos Missionários, próximo ao Hospital Cassems, em Dourados. Ela estava com uma criança na garupa no momento do acidente.
O cabo, que estava estendido no meio da via, derrubou a motociclista, que sofreu ferimentos no pescoço ao cair no asfalto. A mulher permaneceu consciente e foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A criança não se feriu.
Informações preliminares indicam que o cabo seria de uma empresa de internet. O caso reacende o alerta sobre os perigos causados pelos fios soltos ou mal fixados nos postes da cidade — um problema antigo e já alvo de diversas fiscalizações, projetos de lei e reuniões com representantes do setor.
A administração municipal informou que o caso foi encaminhado ao setor de Posturas, responsável pela notificação e possível autuação da empresa envolvida. Segundo a prefeitura, uma nova reunião deve ocorrer nos próximos dias com empresas de telefonia, internet e com a concessionária Energisa para discutir soluções definitivas.
Apesar de legislações em vigor, como a Lei Municipal nº 4.522/2020, que regula o uso dos postes e exige a remoção de cabos inativos, o cumprimento das normas ainda é limitado. Em nível estadual, o Projeto de Lei nº 287/2023 obriga prestadoras de serviços de telecomunicação a removerem cabos desativados, sob pena de sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.
O acidente desta sexta-feira evidencia a urgência na adoção de medidas concretas para evitar que situações como essa se repitam e coloquem em risco a segurança da população.Com informações: Dourados News.