|
Hoje é Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025.
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (11) a operação “Marca Fria” em Brasilândia, com o objetivo de combater crimes de furto e adulteração de gado. A ação contou com o apoio da Coordenadoria-Geral de Perícias, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Foto: Divulgação/PCMS.
A operação foi desencadeada após a recuperação de dez cabeças de gado furtadas no mês de abril. Durante as investigações, foi constatado que os animais haviam sido marcados novamente com o uso de equipamento próprio, numa tentativa de dificultar sua identificação e facilitar a revenda ilegal.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três locais: uma residência, uma fazenda e um sítio ligados ao principal suspeito. Em um dos endereços, o pai do investigado tentou destruir provas ao quebrar o próprio celular. No local, os policiais apreenderam duas armas de fogo, munições, dinheiro em espécie, celulares e uma caminhonete.

Foto: Divulgação/PCMS.
Na fazenda, o investigado resistiu à abordagem e chegou a ameaçar os agentes, mas foi contido. Foram apreendidos documentos relacionados à venda de gado, cápsulas de munição, um carro e uma motocicleta. Técnicos da IAGRO encontraram animais sem marcas de origem ou com sinais de adulteração.
No sítio, foram localizados mais documentos, dois veículos utilizados no transporte dos animais e uma carcaça bovina em local de descarte irregular. Diante da situação, o suspeito também foi autuado por crime ambiental.
Todos os materiais recolhidos passarão por análise. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer possíveis ligações com furtos semelhantes na região. Com informações: PCMS.
