| Hoje é Terça-feira, 17 de Junho de 2025.

Mutirões irregulares colocam em risco a saúde ocular em MS: SES reforça importância do cuidado responsável

A um mês do Dia da Saúde Ocular, Estado intensifica fiscalizações e alerta população sobre os perigos de exames visuais fora das normas sanitárias.
Ampliar
Fiscalização da Vigilância Sanitária interrompe atendimentos irregulares em mutirão de exames visuais em MS. Foto: Acessória. Por: Editorial | 10/06/2025 14:50

Faltando um mês para o Dia da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) reforça o alerta à população sobre os cuidados necessários com a visão e os riscos de buscar exames oftalmológicos fora dos padrões exigidos por lei.

Duas ações recentes realizadas pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária da SES, em conjunto com vigilâncias municipais, interromperam mutirões de exames visuais que ocorriam de forma irregular em diferentes municípios do Estado. As equipes identificaram falta de alvará sanitário, ausência de estrutura adequada para atendimentos e a prática ilegal de vincular os exames à venda de óculos, o que contraria normas federais.

Em um dos municípios, a fiscalização aconteceu antes do início dos atendimentos, impedindo a realização da ação. Já em outras localidades, as atividades foram interrompidas em andamento por não oferecerem condições mínimas de segurança e higiene, além de infringirem regras que proíbem a chamada “venda casada” — quando a consulta é vinculada à comercialização de lentes e armações.

Segundo Matheus Pirolo, gerente de Apoio ao Sistema Estadual de Vigilância Sanitária da SES, muitas dessas ações ocorrem em ambientes improvisados, com equipamentos sem higienização ou calibração adequadas. “Essa situação não apenas fere os direitos do consumidor, como expõe a população a riscos reais de contaminação, agravamento de problemas oculares e uso de produtos de baixa qualidade”, explica.

Pirolo alerta que os cidadãos devem desconfiar de ofertas tentadoras, como exames gratuitos associados à venda de óculos. “O ideal é procurar um profissional habilitado em local regularizado, com alvará sanitário visível ao público”, destaca.

O oftalmologista Heron Leal Farias também alerta sobre os perigos de utilizar óculos sem a devida prescrição médica. “Além de não corrigirem corretamente a visão, lentes com grau inadequado podem causar dores de cabeça, tonturas, cansaço visual e aumentar o risco de acidentes, principalmente ao dirigir ou operar máquinas”, explica. Ele também lembra que a consulta médica pode identificar doenças silenciosas, como glaucoma, catarata e até sinais de doenças sistêmicas como diabetes e hipertensão.

A SES reforça que mutirões promovidos por empresas ou associações não substituem a consulta com um oftalmologista em consultório com infraestrutura adequada. Por meio do programa MS Saúde, o governo estadual oferece atendimentos com profissionais qualificados e respeito às normas sanitárias.

“No Dia da Saúde Ocular, queremos lembrar que cuidar da visão exige responsabilidade. Atendimentos fora das normas podem comprometer a saúde da população e ainda lesar direitos fundamentais dos consumidores”, conclui Matheus Pirolo. Com informações: Agência de Notícias.

 

 




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: