O Brasil é uma potência agroambiental, mas a população é urbana. Porém, tudo o que ela veste, consome, vê e respira é agro.” A fala da senadora Tereza Cristina abriu os discursos da cerimônia de abertura do Global Agribusiness Festival (GAFFFF) 2025, que acontece nesta quinta (5) e sexta-feira (6), no Allianz Parque, em São Paulo.
Reunindo lideranças nacionais e internacionais, o GAFFFF é considerado o principal evento do agronegócio mundial. Com uma programação intensa de painéis, palestras, feiras e exposições, o festival transforma a arena esportiva em um ponto de encontro entre o campo e a cidade, reforçando a conexão entre o agro e o cotidiano urbano.
Durante o evento, autoridades destacaram a necessidade urgente de reverter as narrativas negativas sobre o agronegócio brasileiro, principalmente no exterior. "A sociedade não valoriza o agro, não conhece a relevância dele para todos os outros setores. O agro é energia, é combustível. Não podemos mais tolerar autoridades indo difamar a imagem do agro brasileiro no exterior", afirmou Plinio Nastari, presidente da DATAGRO, organizadora do evento.
O encontro também ressaltou o papel da política pública como aliada do produtor rural. Segundo os participantes, é preciso investir em políticas que atuem “dentro da porteira”, ajudando os produtores a superar gargalos e desafios estruturais do setor.
Com o objetivo de aproximar o público urbano do universo rural, o GAFFFF reafirma o papel estratégico do Brasil como liderança agroambiental global — e a importância de preservar essa imagem frente aos olhos do mundo. Com informações: Notícias Agrícolas.