| Hoje é Terça-feira, 17 de Junho de 2025.

Pix Automático é lançado e deve beneficiar 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito

Nova ferramenta permitirá agendamento de pagamentos recorrentes e deve ampliar o acesso a serviços e reduzir a inadimplência.
Ampliar
Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, destaca inclusão financeira e segurança com o novo Pix Automático – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil. Por: Editorial | 04/06/2025 16:07

O Banco Central (BC) lançou nesta terça-feira (4), em São Paulo, a nova modalidade de pagamentos do sistema Pix: o Pix Automático. A ferramenta permitirá o agendamento automático de contas recorrentes, como luz, água, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura. Segundo o presidente do BC, Gabriel Galípolo, o novo serviço poderá beneficiar até 60 milhões de brasileiros que hoje não têm cartão de crédito, ampliando o acesso a serviços antes restritos a quem possui meios de pagamento tradicionais.

Durante o evento Conexão Pix, Galípolo explicou que o Pix Automático permitirá não apenas a substituição do cartão de crédito, mas também trará facilidades adicionais aos consumidores. “Todos nós já sofremos com clonagens ou vencimento de cartão e precisamos trocar as assinaturas. O Pix também vai oferecer essa praticidade”, afirmou.

A nova funcionalidade estará disponível a partir de 16 de junho, inicialmente com pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras. O cliente poderá autorizar um pagamento uma única vez, definir um valor máximo e cancelar a qualquer momento. O sistema também enviará notificações com até 10 dias de antecedência do pagamento, que poderá ser cancelado até a véspera.

Inclusão e praticidade
Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, reforçou que a inclusão será um dos principais impactos da medida. “Muitos consumidores não conseguem acessar serviços como streaming por falta de cartão. Agora, com o Pix Automático, isso muda. É uma revolução na forma de pagar contas”, disse.

Além da inclusão, o BC prevê que a novidade ajudará na redução da inadimplência e facilitará o controle financeiro do consumidor. “O cliente poderá escolher inclusive se quer ou não usar o cheque especial em cada operação”, destacou Ricardo Mourão, chefe do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do BC.

Impacto nas empresas
Do lado das empresas, a expectativa é de redução significativa dos custos de cobrança, já que não será mais necessário manter convênios com múltiplas instituições financeiras para oferecer débito automático. “Hoje, uma empresa precisa ter mais de 200 contas bancárias para atender clientes de bancos diferentes. O Pix Automático muda esse cenário completamente”, explicou Gomes.

A resolução que regulamenta o novo sistema será publicada nesta quarta-feira (5). Segundo o BC, por segurança, apenas empresas com mais de seis meses de existência e registro compatível com a Receita Federal poderão utilizar o Pix Automático como recebedoras.

A expectativa é de que, com o novo serviço, empresas de menor porte, como academias de bairro, passem a oferecer cobrança automática com a mesma facilidade de grandes redes. “É uma democratização do acesso a meios de pagamento automáticos”, concluiu Gomes. Com informações: Agência Brasil.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: