Com foco na educação ambiental e na promoção de atitudes sustentáveis, a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semai), deu início nesta segunda-feira (2) à Semana do Meio Ambiente 2025. A programação, que segue até o dia 9 de junho, conta com uma série de atividades educativas em diversos pontos do município, incluindo escolas, praças e aldeias indígenas.
A abertura aconteceu na Escola Projeto Florestinha e contou com a presença do prefeito Sérgio Barbosa, além de alunos do Centro de Educação Pequeno Aprendiz e representantes da Polícia Militar Ambiental (PMA), Corpo de Bombeiros, Vigilância em Saúde, Coopercicla e outros parceiros.
Entre as ações do primeiro dia, destacaram-se o teatro de fantoches com temáticas ambientais, apresentações do grupo Florestinha sobre poluição, exposição de animais taxidermizados, oficinas sobre pesca consciente, prevenção de queimadas, uso de plantas medicinais e reciclagem.
A Vigilância em Saúde atraiu a atenção do público com o “laboratório do mosquito da dengue”, que permitiu a visualização de larvas ao microscópio e a difusão de informações sobre o combate ao Aedes aegypti. Já os alunos do Projeto Florestinha apresentaram diferentes espécies de plantas medicinais cultivadas na horta da escola.
A Coopercicla orientou os visitantes sobre a separação correta do lixo e destacou a importância da coleta seletiva para o reaproveitamento de materiais recicláveis. A Semai, por sua vez, promoveu instruções sobre o plantio de mudas e a preservação da vegetação nativa.
A programação segue ao longo da semana, com exposições, oficinas, palestras e ações nas comunidades indígenas. Na quarta-feira (4), será realizada uma blitz ecológica na Praça Central Cel. Valêncio de Brum, com distribuição de mudas nativas e entrega de panfletos informativos. Já nos dias 5 e 9 de junho, as atividades serão levadas às aldeias Limão Verde e Amambai, com foco na educação ambiental de crianças e jovens das escolas indígenas.
A Semana do Meio Ambiente em Amambai é uma demonstração do compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental, envolvendo a comunidade em ações que fortalecem a conscientização coletiva e contribuem para a construção de um futuro mais sustentável. Com informações: Amambai Notícias.