| Hoje é Terça-feira, 17 de Junho de 2025.

Lula embarca para a França e reforça laços com Macron em semana de compromissos diplomáticos e ambientais

Presidente brasileiro terá encontros bilaterais, receberá homenagens e participará da Conferência da ONU sobre os oceanos e do Fórum Econômico Brasil-França.
Ampliar
Lula e Macron em encontro anterior no Palácio do Eliseu; líderes voltam a se reunir para firmar acordos e discutir governança global e meio ambiente. Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert. Por: Editorial | 02/06/2025 14:21

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta semana para a França, onde permanece de quarta-feira (4) até segunda-feira (9). A agenda oficial inclui reuniões com o presidente francês Emmanuel Macron, homenagens acadêmicas e participação em eventos internacionais voltados ao meio ambiente e à economia.

A visita começa com uma cerimônia oficial de chegada no Pátio de Honra da Esplanada dos Inválidos, tradicional espaço de celebrações militares francesas. Na sequência, Lula será recebido por Macron no Palácio do Eliseu. Os dois líderes devem assinar acordos bilaterais em áreas estratégicas como energia, saúde, ciência, tecnologia e segurança, além de conceder declarações à imprensa.

Segundo o Itamaraty, o momento é de grande aproximação entre Brasil e França. “A visita acontece num momento muito positivo do relacionamento bilateral”, destacou o embaixador Flávio Goldman, do Ministério das Relações Exteriores. Entre os temas prioritários das conversas entre os dois presidentes estão a reforma da governança global, o fortalecimento do multilateralismo e o combate ao extremismo.

Durante a passagem por Paris, Lula será homenageado com o título de doutor honoris causa pela Universidade de Paris 8 e participará de uma sessão solene na Academia Francesa.

Além da capital francesa, Lula participará da 3ª Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC3), em Nice, no dia 9. No painel com Macron e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente defenderá medidas de proteção da vida marinha. O Brasil levará propostas como novas unidades de conservação e estratégias de resiliência climática.

Lula também visitará a base naval de Toulon e a sede da Interpol, em Lyon, hoje comandada pelo brasileiro Valdecy Urquiza. Em Paris, o petista ainda participa do Fórum Econômico Brasil-França, encontro que reunirá autoridades e empresários para discutir inovação, transição energética e oportunidades de negócios entre os dois países. Com informações: R7.

 

 




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: