|
Hoje é Quinta-feira, 01 de Janeiro de 2026.
NAVIRAÍ (MS) – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) a Operação Tango Down, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. A ação ocorreu de forma coordenada em cinco estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Foto: PFMS.
Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul. A operação mobilizou 50 policiais federais e contou com o apoio do Ministério Público Federal e da Justiça Federal.
As investigações tiveram início em 2019, após uma apreensão realizada em Naviraí, quando um helicóptero carregado com cocaína foi interceptado em uma ação conjunta da Polícia Federal com a Polícia Militar. A partir desse episódio, os investigadores descobriram um esquema sofisticado que utilizava aeronaves para transportar drogas oriundas do Paraguai.
Foto: PFMS.
Entre os principais marcos da operação está a apreensão de aproximadamente 500 quilos de cocaína em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), em janeiro de 2023. A ação contou com o apoio da Força Aérea Brasileira e de forças policiais locais.
Durante os cinco anos de investigação, os agentes apreenderam um total de 27 toneladas de maconha, 1.177 quilos de cocaína, 2.347 quilos de skunk, duas aeronaves e realizaram sete prisões em flagrante. Na ação desta quarta-feira, foram apreendidos veículos e duas armas de fogo. Seis pessoas foram presas e outras três seguem foragidas.

Foto: PFMS.
A Operação Tango Down representa mais um duro golpe da Polícia Federal contra o crime organizado transnacional, que utiliza o território brasileiro como rota para o tráfico internacional de entorpecentes. Com informações: PFMS.
