A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) está reforçando o alerta aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul: o prazo para entrega da Declaração de Rebanho e Atualização Cadastral de 2025 se encerra no dia 2 de junho, sem possibilidade de prorrogação.
Até o momento, pouco mais de 50% dos produtores realizaram o procedimento, que é obrigatório para todos os criadores, independentemente do tamanho do rebanho. A não realização da declaração pode acarretar multas, bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras restrições sanitárias, impactando diretamente a comercialização e o transporte dos animais.
Devem declarar seus rebanhos criadores de bovinos, bubalinos, aves de subsistência (como galinhas, patos e codornas), suínos de subsistência, caprinos, ovinos, equídeos (cavalos, asininos e muares), além de produtores de abelhas, bicho-da-seda e animais aquáticos.
A declaração pode ser feita de forma online, por meio do sistema e-Saniagro, disponível no site www.iagro.ms.gov.br, ou presencialmente, nas unidades locais da Iagro.
Além de cumprir a legislação, manter o cadastro atualizado é uma ferramenta fundamental para garantir a vigilância sanitária no Estado, prevenir doenças e fortalecer o mercado agropecuário sul-mato-grossense, reconhecido nacionalmente pela sanidade de seus produtos.
Com o aumento no número de acessos próximo ao fim do prazo, a Iagro alerta para possíveis lentidões no sistema e orienta os produtores a não deixarem para a última hora. Com informações:Agência de Notícias.