Nova Andradina foi palco de um evento marcado pela emoção, superação e inclusão social com a realização da 10ª edição das Olimpíadas Especiais das APAEs – etapa regional da 6ª região. Nos dias 21 e 22 de maio, cerca de 200 participantes representando oito municípios viveram momentos inesquecíveis durante as competições realizadas com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer (Funael).
A cerimônia de abertura, no Ginásio de Esportes Irmão Bráz Sinigaglia, na noite de quarta-feira (21), emocionou o público presente. O desfile das delegações e a condução da tocha olímpica arrancaram aplausos. O revezamento simbólico da tocha teve como protagonistas três atletas que são referência em suas modalidades: Dhionathan Henrique Ferreira da Cruz, campeão nacional de salto em distância e lançamento de pelota; Gabriel Ferreira dos Santos, tricampeão estadual em provas de atletismo; e Róger Xavier Rodrigues, bicampeão nacional em arremesso de peso, salto e corrida.
Foto: Divulgação.
Com disputas em futsal, atletismo, bocha adaptada, natação e tênis de mesa, a competição serve como seletiva para a etapa estadual, prevista para agosto, em Chapadão do Sul.
Durante o evento, o secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Wagner Perigo, representando o prefeito Dr. Leandro Fedossi, destacou o valor da iniciativa. “Este evento é uma demonstração concreta de que o esporte transforma vidas e promove a verdadeira inclusão social”, afirmou.
Também presente, o presidente da Federação Estadual das APAEs/MS, Antônio José dos Santos Neto, reforçou a importância do envolvimento coletivo. “O apoio das famílias, das instituições e do poder público é fundamental para que esses atletas mostrem seu potencial e conquistem novos horizontes”, declarou.
Foto: Divulgação.
Além das delegações de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Nova Andradina, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades políticas e educacionais, consolidando o evento como um marco na valorização da pessoa com deficiência intelectual na região. Com informações: Nova News.