Com os olhos marejados e o semblante marcado pela dor, o catador de recicláveis Valdecir Silva de Oliveira, de 49 anos, tenta encontrar forças para recomeçar após ter a casa completamente destruída por um incêndio na madrugada desta sexta-feira (23), no Bairro Paulo Coelho Machado, em Campo Grande. O local, que também funcionava como ponto de trabalho, ficava na Rua Valinhos, região da Homex.
Foto:Marcos Maluf.
As imagens das chamas foram enviadas ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas. Segundo uma vizinha, que não quis se identificar, o incêndio teria sido proposital. “Colocaram fogo pra matar ele. Na hora ele estava dormindo, foi cercado pelas chamas, mas conseguiu sair”, relatou, ainda abalada.
Foto:Marcos Maluf.
Valdecir suspeita que o ataque tenha sido motivado por vingança, após ele podar uma árvore onde usuários de drogas costumavam se reunir. “Acordei com o fogo me cercando. Tentei salvar alguma coisa, mas já não dava mais tempo. Só consegui tirar o bujão de gás e salvar meus documentos e o celular. O resto virou cinzas”, lamentou.
A residência, feita com madeira, lona e telhas, também abrigava os materiais recicláveis que ele coletava diariamente. Tudo foi consumido pelas chamas: o carrinho de coleta, os recicláveis e até a motocicleta adquirida há apenas três meses.
Foto:Marcos Maluf..
Apesar da perda total, Valdecir se mostra determinado a reconstruir sua vida no mesmo terreno. Temporariamente acolhido por amigos, ele agora precisa de ajuda para recomeçar. “Acabou meu sonho, mas não vou desistir. O importante é que saí com vida”, declarou.
Quem puder contribuir com roupas, alimentos, materiais de construção ou itens de trabalho pode entrar em contato pelo número (67) 99308-8758. Com informações: CampoGrandeNews.