|
Hoje é Quinta-feira, 01 de Janeiro de 2026.
Nesta quinta-feira (22), a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a Operação Infância Segura, com o objetivo de reprimir crimes relacionados ao armazenamento e compartilhamento de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. A ação, conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) em parceria com a Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Vulneráveis, cumpriu 11 mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Barra dos Garças e Primavera do Leste.
Foto: Assessoria.
Os alvos foram identificados a partir de investigações realizadas em conjunto com o Cyberlab da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. Durante a apuração, foi constatado o uso de redes de compartilhamento para disseminação de arquivos com conteúdo de abuso sexual infantil. Um dos investigados já possuía histórico criminal relacionado ao mesmo tipo de crime.
O delegado responsável pelas investigações, Guilherme Fachinelli, destacou que a operação visa não só apreender mídias eletrônicas para coletar novas provas, mas também investigar a possível existência de uma rede organizada em Mato Grosso ligada à criação e divulgação deste conteúdo criminoso.
A operação ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, e integra a campanha Maio Laranja, que reforça o compromisso dos órgãos de proteção à infância na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Com informações: CenárioMT.
