|
Hoje é Quinta-feira, 01 de Janeiro de 2026.
Campo Grande (MS) – A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira (21) a Operação Vox Veritatis, que investiga um suposto esquema de fraudes em licitações envolvendo recursos federais destinados à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS).
As investigações indicam que empresários, em conluio com servidores públicos da SED, manipulavam contratações para beneficiar fornecedores com atas de registro de preços firmadas com outros órgãos. Em troca da garantia de contratação com a secretaria, os fornecedores pagavam comissões de 5% aos intermediários do esquema, parte das quais era repassada a servidores envolvidos.
Somente dois contratos sob investigação já ultrapassam os R$ 20 milhões em valores contratados. A ação de hoje é um desdobramento de operações anteriores da PF no estado, como a Mineração de Ouro e a Terceirização de Ouro, que também apuraram desvios em contratos públicos.
Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro. Os alvos poderão responder por crimes como peculato, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações e contratos administrativos.Com informações: Polícia Federal.
