| Hoje é Sábado, 30 de Agosto de 2025.

Gripe aviária no RS não deve impactar preço do frango, diz ministro Carlos Fávaro

Apesar da suspensão de exportações por vários países, ministro garante que mercado interno seguirá estável e sem altas significativas nos preços.
Ampliar
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, durante coletiva em que comentou os efeitos do surto de gripe aviária no Rio Grande do Sul. Foto: Agência Brasil. Por: Editorial | 20/05/2025 14:51

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19) que o surto de gripe aviária registrado no Rio Grande do Sul não deve impactar de forma significativa o preço da carne de frango no mercado brasileiro.

Segundo o ministro, mesmo com a suspensão temporária de exportações para dezenas de países, a expectativa é de estabilidade nos preços internos. “Pode haver pequenas variações, mas não vejo impacto significativo. Em pouco tempo, os embarques serão redirecionados”, declarou Fávaro.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2024 o país embarcou 5,2 milhões de toneladas da proteína para 151 países. Mais de 35% da produção nacional é destinada ao mercado externo.

Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul concentram 78% das exportações brasileiras. Entre os principais destinos estão China, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes e União Europeia.

Fávaro reforçou que 70% da produção brasileira é voltada ao consumo interno, o que ajuda a manter o abastecimento e os preços sob controle. Além disso, ele destacou que a maioria dos países que adotaram restrições impôs medidas apenas ao estado afetado, e não ao Brasil como um todo. Com informações: Obemdito.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: