Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição negado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) têm até as 23h59 desta sexta-feira (16) para apresentar recurso. O mesmo prazo se aplica aos que solicitaram justificativa de ausência nas provas de 2024 e tiveram o pedido indeferido.
Todos os recursos devem ser feitos exclusivamente pela Página do Participante do Enem. Os resultados preliminares foram divulgados na última segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep.
Para entrar com o recurso, é necessário enviar nova documentação comprobatória, respeitando as exigências do edital: os arquivos devem estar em PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por terceiros, como pais ou responsáveis.
A isenção pode ser concedida a participantes que estejam na 3ª série do ensino médio em escola pública, tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda compatível, ou sejam beneficiários do programa Pé-de-Meia.
Já os candidatos que faltaram às provas de 2024 devem apresentar justificativas como atestado médico, boletim de ocorrência, comprovação de acidente ou falecimento de familiar, entre outras previstas no edital.
O Inep alerta que declarações falsas ou inexatas resultarão na eliminação do participante e obrigação de ressarcir o valor da taxa à União, além da possibilidade de responder criminalmente.
Os resultados finais dos recursos serão divulgados a partir da próxima terça-feira (22). Quem tiver o recurso negado deverá pagar a taxa de inscrição entre 26 de maio e 6 de junho. As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro. Foto: Agência Brasil.