| Hoje é Terça-feira, 17 de Junho de 2025.

Bombardeios israelenses matam 50 no norte da Faixa de Gaza

Ataques durante a madrugada atingem casas civis e hospitais recebem dezenas de feridos, em sua maioria mulheres e crianças.
Ampliar
Moradores de Beit Lahia inspecionam os escombros após bombardeio israelense que deixou dezenas de mortos no norte da Faixa de Gaza. Foto: Agência France-Presse (AFP). Por: Editorial | 16/05/2025 09:01

A Defesa Civil da Faixa de Gaza informou nesta sexta-feira (16) que ao menos 50 pessoas morreram após uma série de bombardeios israelenses no norte do território, intensificados entre a meia-noite e o início da manhã. Os ataques, que atingiram diretamente áreas residenciais, deixaram ainda dezenas de feridos.

“O número de mártires mortos em bombardeios israelenses direcionados contra residências civis no norte da Faixa de Gaza aumentou para 50”, declarou Mohammed Al Mughayir, diretor da Defesa Civil local.

De acordo com um médico do Hospital Indonésio de Beit Lahia, a unidade recebeu 30 corpos e dezenas de feridos, a maioria mulheres e crianças. Já o Hospital Al Awda, em Jabalya, recebeu cinco cadáveres e atendeu mais de 75 feridos, segundo o diretor interino Mohamed Saleh.

Yusef al Sultan, morador de Beit Lahia, relatou que sua vizinhança foi atingida enquanto os residentes estavam dentro de casa. “A ocupação israelense bombardeou uma casa vizinha à minha (…) quando os moradores estavam dentro”, disse. “Os civis estão se deslocando em massa. Viramos vítimas do pânico e do horror no meio da noite”, completou.

Os bombardeios fazem parte da nova fase da ofensiva militar israelense, retomada em 18 de março após o fim de uma trégua de dois meses. Israel afirma que os ataques visam libertar os reféns sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023. Dos 251 sequestrados naquele dia, 57 ainda permanecem em cativeiro — 34 deles, segundo o Exército israelense, estariam mortos. Com informações: Jovem Pan. 




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: