O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na sexta-feira (16) que os EUA apresentaram uma proposta ao Irã relacionada ao seu programa nuclear, enquanto as negociações entre os dois países continuam avançando. “Eles têm uma proposta”, declarou Trump, ressaltando que o mais importante é que o Irã “precisa agir rapidamente, ou algo ruim vai acontecer”.
Essa é a primeira vez que o presidente americano reconhece publicamente a existência de uma proposta formal, após diversas rodadas de conversas entre o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi. Segundo fontes, as negociações chegaram a um nível de “especialistas”, quando as partes buscam ajustar os detalhes técnicos de um possível acordo.
Trump fez o comentário a bordo do Air Force One, encerrando sua visita aos Emirados Árabes Unidos, última etapa de sua turnê por três países do Oriente Médio. Apesar do anúncio, ele não detalhou o conteúdo da proposta americana. Por sua vez, o governo iraniano não confirmou o recebimento da oferta.
Na quinta-feira (15), Abbas Araghchi afirmou em entrevista durante a Feira Internacional do Livro em Teerã que o Irã ainda não recebeu nenhuma proposta formal dos EUA. Ele também criticou as declarações contraditórias vindas do governo Trump, interpretando-as como um sinal de desorganização em Washington ou como uma tática de negociação.
O desenrolar dessas conversas será decisivo para o futuro das relações entre as duas nações, em meio à crescente preocupação internacional sobre o avanço do programa nuclear iraniano. Com informações: Jovem pan.