| Hoje é Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026.

Polícia Federal desarticula esquema interestadual de cédulas falsas em operação Dark Cash

Seis mandados são cumpridos em MS e RJ para combater associação criminosa que abastecia comércio com dinheiro falsificado; operação Terceiro Milênio reforça investigações em Corumbá.
Ampliar
Agentes da Polícia Federal durante cumprimento de mandados da Operação Dark Cash em Mato Grosso do Sul, visando desarticular esquema de cédulas falsas.. Foto: Divulgação. Por: Editorial | 15/05/2025 10:29

Na manhã desta quinta-feira (15), a Polícia Federal deflagrou a Operação Dark Cash, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que atuava de forma interestadual na comercialização sistemática de cédulas falsas. A investigação teve início em Goiás, após apreensões em Três Lagoas (MS) e Niterói (RJ) que interceptaram remessas de R$ 5 mil em notas falsificadas, destinadas ao comércio local da cidade de Jataí (GO).

Durante a ação, foram cumpridos seis mandados judiciais nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, entre eles três de prisão preventiva e três de busca e apreensão. Além disso, a Justiça decretou o sequestro de bens dos envolvidos, medida que visa ressarcir os prejuízos causados pela circulação das cédulas falsas e descapitalizar o grupo criminoso.

Paralelamente, na quarta-feira (14), a Polícia Federal também realizou a Operação Terceiro Milênio em Corumbá (MS), relacionada ao mesmo tipo de crime. As investigações começaram no ano passado e apontam que um indivíduo estaria adquirindo as cédulas falsas em Campo Grande para distribuí-las no interior do estado, especialmente em Corumbá.

Na ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, com a apreensão de celulares e mídias que passarão por perícia para aprofundar as investigações. A Polícia Federal reforça que o trabalho continua para identificar outros envolvidos e impedir a continuidade da circulação de dinheiro falso no Mato Grosso do Sul.

Como identificar uma cédula falsa

O Banco Central do Brasil recomenda alguns cuidados para reconhecer notas verdadeiras:

  • Marca d'água: Ao colocar a nota contra a luz, aparece a figura do animal e o valor da nota em tons que variam do claro ao escuro;

  • Fio de segurança: Visível próximo ao meio da nota quando contra a luz, contendo o valor e a palavra “REAIS” (presente nas cédulas de 10, 20, 50 e 100 reais);

  • Alto-relevo: Sensível ao toque, presente em legendas e números indicativos de valor;

  • Quebra-cabeça: Quando colocada contra a luz, partes do desenho do verso completam o da frente formando o número do valor;

  • Número escondido: Na posição horizontal, com luz, o valor aparece em áreas específicas;

  • Elementos fluorescentes: Sob luz ultravioleta, aparecem números, numeração de série e pequenos fios coloridos.

A população é orientada a verificar essas características para evitar o recebimento e a circulação de dinheiro falsificado.

Com informações: Correio do estado.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: