|
Hoje é Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026.
Na manhã desta quinta-feira (15), a Polícia Federal deflagrou a Operação Dark Cash, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que atuava de forma interestadual na comercialização sistemática de cédulas falsas. A investigação teve início em Goiás, após apreensões em Três Lagoas (MS) e Niterói (RJ) que interceptaram remessas de R$ 5 mil em notas falsificadas, destinadas ao comércio local da cidade de Jataí (GO).
Durante a ação, foram cumpridos seis mandados judiciais nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, entre eles três de prisão preventiva e três de busca e apreensão. Além disso, a Justiça decretou o sequestro de bens dos envolvidos, medida que visa ressarcir os prejuízos causados pela circulação das cédulas falsas e descapitalizar o grupo criminoso.
Paralelamente, na quarta-feira (14), a Polícia Federal também realizou a Operação Terceiro Milênio em Corumbá (MS), relacionada ao mesmo tipo de crime. As investigações começaram no ano passado e apontam que um indivíduo estaria adquirindo as cédulas falsas em Campo Grande para distribuí-las no interior do estado, especialmente em Corumbá.
Na ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, com a apreensão de celulares e mídias que passarão por perícia para aprofundar as investigações. A Polícia Federal reforça que o trabalho continua para identificar outros envolvidos e impedir a continuidade da circulação de dinheiro falso no Mato Grosso do Sul.
Como identificar uma cédula falsa
O Banco Central do Brasil recomenda alguns cuidados para reconhecer notas verdadeiras:
Marca d'água: Ao colocar a nota contra a luz, aparece a figura do animal e o valor da nota em tons que variam do claro ao escuro;
Fio de segurança: Visível próximo ao meio da nota quando contra a luz, contendo o valor e a palavra “REAIS” (presente nas cédulas de 10, 20, 50 e 100 reais);
Alto-relevo: Sensível ao toque, presente em legendas e números indicativos de valor;
Quebra-cabeça: Quando colocada contra a luz, partes do desenho do verso completam o da frente formando o número do valor;
Número escondido: Na posição horizontal, com luz, o valor aparece em áreas específicas;
Elementos fluorescentes: Sob luz ultravioleta, aparecem números, numeração de série e pequenos fios coloridos.
A população é orientada a verificar essas características para evitar o recebimento e a circulação de dinheiro falsificado.
Com informações: Correio do estado.
