| Hoje é Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026.

Operação Iluminar: Polícia Civil combate fraudes e furtos de energia em Naviraí

Cinco pessoas foram encaminhadas à delegacia durante ação que vistoriou 33 imóveis e identificou ligações clandestinas e divergências no consumo de energia.
Ampliar
Equipes da Polícia Civil, Perícia Criminal e Energisa durante fiscalização em imóveis de Naviraí na manhã desta terça-feira (14). Foto: PCMS. Por: Editorial | 14/05/2025 15:15

Na manhã desta terça-feira (14), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Naviraí, em conjunto com a Perícia Criminal e com apoio da Energisa, deflagrou a Operação Iluminar, com foco no combate ao furto de energia elétrica e fraudes na medição de consumo em imóveis da cidade.

A operação mobilizou duas equipes policiais, uma equipe da perícia técnica e 15 equipes da concessionária Energisa, que realizaram vistorias em 33 imóveis previamente mapeados com base em dados fornecidos pela empresa. As investigações revelaram divergências significativas nos registros de consumo de energia, apontando para ligações clandestinas, os chamados “gatos”.

Ao longo da fiscalização, cinco pessoas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos e responder por crimes de furto de energia e estelionato.

O delegado Silvio Ramos Pereira, titular da 1ª Delegacia de Naviraí, ressaltou que essas práticas, além de ilegais, colocam em risco a vida da população. “Ligações clandestinas podem provocar curtos-circuitos, incêndios e até explosões, sendo a segunda maior causa de morte relacionada à energia elétrica no Brasil”, afirmou.

Denise Simões, representante de Relações Institucionais da Energisa, destacou que a concessionária realiza fiscalizações constantes em todo o estado. “Além dos perigos, essas fraudes impactam negativamente no fornecimento de energia e elevam os custos para os consumidores que pagam corretamente.”

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil registra perdas superiores a 31,5 mil gigawatts por ano devido a fraudes — o suficiente para abastecer milhares de residências em Mato Grosso do Sul.

As denúncias de furto de energia podem ser feitas de forma anônima pelos canais de atendimento da Energisa. A empresa garante o sigilo total da identidade dos denunciantes.

As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar novos pontos de irregularidades na cidade. Com informações: PCMS.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: