|
Hoje é Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026.
Durante uma operação para apurar denúncia encaminhada pelo Ministério Público, a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Dourados flagrou dois homens realizando desmatamento ilegal em uma Área de Reserva Legal, no assentamento Itamaraty II, em Ponta Porã.
Foto: BPMA.
No local, os policiais do 2º Batalhão da PMA encontraram os suspeitos utilizando duas motosserras sem registro e sem a Licença de Porte e Uso (LPU), exigida por lei. Eles realizavam o corte seletivo de árvores sem qualquer autorização ambiental. Aproximadamente um metro cúbico de madeira extraída ilegalmente também foi apreendido.
Foto: BPMA.
Os envolvidos foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã e autuados administrativamente. Cada um recebeu uma multa no valor de R$ 6.000,00. As infrações estão previstas no artigo 51 da Lei nº 9.605/98 e nos artigos 51 e 57 do Decreto Federal nº 6.514/08, que tratam do uso de motosserra sem licença e da destruição de vegetação nativa sem autorização do órgão competente.

Foto: BPMA.
A Polícia Militar Ambiental destaca que a preservação das áreas de reserva legal é fundamental para o equilíbrio ambiental e que ações de fiscalização continuarão firmes em todo o estado de Mato Grosso do Sul.
Foto: BPMA.
