Na tarde desta terça-feira (13), equipes especializadas conseguiram resgatar o caminhão que havia afundado no Rio Paraná, na altura do distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, divisa com o Mato Grosso do Sul. O veículo transportava cerca de 39 toneladas de fertilizantes.
O acidente aconteceu após o caminhão perder os freios em uma descida e seguir desgovernado até a margem do rio, onde acabou submergindo. O local do afundamento possui profundidade estimada entre cinco e oito metros. Apesar da gravidade do ocorrido, o motorista conseguiu escapar pela janela e nadar até a superfície, saindo ileso.
As equipes de mergulhadores iniciaram o trabalho de retirada ainda na segunda-feira (12), mas a primeira tentativa não teve sucesso devido ao peso da carga. Foi necessário remover os sacos de fertilizantes antes de conseguir içar o caminhão de dentro da água.
O ponto do acidente fica próximo à região onde se discute a construção de uma terceira ligação rodoviária entre Mato Grosso do Sul e Paraná, o que facilitaria o escoamento da produção agrícola para o porto de Paranaguá. Atualmente, os caminhões precisam contornar por São Paulo, enfrentando lentidão e restrições de peso na barragem de Porto Primavera. Com divulgação: correio do estado.