Mato Grosso do Sul registrou dois tremores de terra em menos de 24 horas, ambos com epicentro próximo ao município de Sonora, na região norte do estado. O primeiro ocorreu às 23h41 de segunda-feira (13), com magnitude preliminar de 3.5 mR, sendo possivelmente o mais forte do ano em MS e o segundo maior registrado no Brasil em 2024. O segundo tremor aconteceu às 8h20 desta terça-feira (14), com magnitude de 2.1 mR.
Segundo o Centro de Sismologia da USP, o tremor de maior intensidade foi detectado pelas estações da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira), que é coordenada pelo Observatório Nacional, com apoio do Serviço Geológico do Brasil. Apesar da intensidade, até o momento não há relatos de que os abalos tenham sido percebidos pela população local.
Com esses dois episódios, o número de tremores registrados em Mato Grosso do Sul em 2024 chega a nove. Os outros abalos ocorreram em Miranda (1.6 mR), Rio Negro, Bonito, Ponta Porã (em duas ocasiões), Corumbá e também em Sonora, que já havia registrado outro sismo em março.
Embora sejam considerados de baixa magnitude, os sismos são comuns no Brasil e ocorrem por causas naturais, como a liberação de tensões acumuladas na crosta terrestre. Especialistas afirmam que, mesmo com magnitudes relativamente pequenas, os registros ajudam no monitoramento da atividade sísmica do país. Com informações: Campo Grande News.