Aposentados e pensionistas que foram prejudicados por descontos indevidos em seus benefícios devem ficar atentos. A partir desta terça-feira (13), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia o envio de notificações, por meio do aplicativo Meu INSS, a todos os segurados que tiveram débitos não autorizados registrados em seus pagamentos mensais.
A medida tem como objetivo identificar vítimas de cobranças ligadas a associações, sindicatos e outras entidades, e permitir que os valores sejam ressarcidos. As notificações trarão detalhes sobre os valores cobrados e o nome das instituições envolvidas. Caberá ao próprio beneficiário confirmar se reconhece ou não essas cobranças.
A solicitação para devolução dos valores poderá ser feita a partir desta quarta-feira (14), diretamente no aplicativo. Em Mato Grosso do Sul, há relatos de idosos que só descobriram os descontos ao consultar o extrato previdenciário, mesmo sem nunca terem autorizado a filiação a qualquer entidade.
Na semana passada, o INSS notificou os mais de 27 milhões de beneficiários que nunca sofreram esse tipo de desconto, com o objetivo de tranquilizá-los e informar que não há risco de prejuízo nesse grupo.
O INSS também alerta que o único canal oficial para esse contato será o app Meu INSS. Não haverá ligações telefônicas ou mensagens por SMS. Qualquer outra abordagem deve ser considerada tentativa de golpe.
Em caso de dúvidas, o segurado pode entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Para receber as notificações em tempo real, o ideal é manter o aplicativo atualizado e com as permissões de alerta ativadas no celular. Com informações: Campo Grande News.