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Maio Amarelo: Renato Câmara defende políticas permanentes de segurança no trânsito

Deputado estadual destaca sua trajetória na implementação de medidas viárias e segurança no trânsito, com projetos e ações que impactam Mato Grosso do Sul.
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A Lei Emanuelle, que institui o Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista, nasceu como um gesto de respeito e cuidado com quem pedala — e como um chamado para um trânsito mais seguro para todos. Por: Editorial | 09/05/2025 12:21

Antes mesmo da criação do movimento Maio Amarelo, em 2014, o município de Ivinhema já dava exemplo de comprometimento com a segurança no trânsito. Entre os anos de 2005 e 2012, durante a gestão do então prefeito Renato Câmara, a cidade se destacou com a implantação de um modelo próprio de organização viária, tornando-se referência estadual em planejamento e preservação da vida.

Foi nesse período que surgiu o Departamento Municipal de Trânsito (Demtrivi), estrutura responsável por assumir o controle do planejamento urbano, da fiscalização e da educação para o trânsito. A gestão de Renato Câmara implantou faixas de pedestres, redutores de velocidade, reorganizou estacionamentos e promoveu ações educativas em escolas e espaços públicos. Todas essas medidas anteciparam as diretrizes que hoje norteiam o movimento Maio Amarelo.

Primeiro à esquerda, Renato Câmara participa de uma das ações que marcaram sua gestão em Ivinhema: a reestruturação do trânsito com foco na segurança.

“Trânsito seguro se constrói com planejamento, educação e compromisso com a vida. Foi assim que atuamos em Ivinhema e é isso que seguimos defendendo no Parlamento”, afirma Renato Câmara, atualmente deputado estadual em seu terceiro mandato.

A experiência adquirida no Executivo foi levada ao Legislativo. Como deputado, Renato Câmara se tornou autor de leis e projetos voltados à mobilidade urbana e à segurança viária. Entre eles:

  • Lei nº 5.249/2018 – Permite o parcelamento de multas de trânsito via cartão de crédito ou débito, facilitando a regularização dos condutores. Renato propôs, ainda, a exclusão do IPVA da norma, evitando interpretações equivocadas.

  • Lei nº 5.683/2021 – Lei Emanuelle – Institui o Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista, em 10 de março, em homenagem à jovem Emanuelle Aleixo, vítima de atropelamento. A lei visa incentivar o respeito e a segurança para quem pedala.

  • Projeto de Lei nº 176/2024 – Propõe ajustes na Tabela de Serviços do Detran-MS, atualizando a legislação vigente em parceria com outro parlamentar.

Além das proposições legislativas, Renato Câmara também atua com indicações voltadas à melhoria da infraestrutura viária em diversas regiões do Estado. Entre elas:

  • MS-276 (Batayporã) – Solicitou tapa-buracos e manutenção até a divisa com o Paraná.

  • MS-141 – Indicou recapeamento entre Ivinhema e Naviraí, vistoria por alagamentos no trecho entre o Bairro Solar do Vale e o Córrego Azul, e pavimentação da estrada da Gleba Nova Esperança, em Jateí.

  • MS-274 – Solicitou instalação de guardrails em Deodápolis e melhorias no Distrito de Indápolis, em Dourados.

  • MS-162 – Cobrou acostamentos e sinalização adequada entre Sidrolândia e Maracaju.

  • MS-441 (Bandeirantes) – Indicou a substituição de pontes de madeira por estruturas de concreto.

Renato também propôs a realização de audiência pública para discutir a constitucionalização da segurança viária em Mato Grosso do Sul, com o objetivo de fortalecer políticas permanentes na área.

Com uma atuação que une experiência administrativa, produção legislativa e presença efetiva nos municípios, Renato Câmara reafirma seu compromisso com uma mobilidade urbana mais segura. O que começou nas ruas de Ivinhema segue hoje como uma bandeira no Parlamento estadual.




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