| Hoje é Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025.

Brinquedo de parque aquático causa fraturas e vítimas acusam negligência

Advogado e servidora se machucaram em toboágua recém-inaugurado e denunciam falha no controle da vazão de água.
Ampliar
Luanna Cavalcanti fraturou a clavícula e o marido, Fernando Araújo, fissurou três costelas enquanto escorregavam juntos em toboágua. — Foto: Acervo pessoal/Reprodução Por: Editorial | 05/05/2025 09:46

O que era para ser um sábado de lazer em família virou um pesadelo para dois casais no parque aquático Acquaventura Carneiros, em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco. Inaugurado há menos de duas semanas, o local registrou acidentes graves no último sábado (3), com três adultos feridos durante a descida em um toboágua.

A servidora pública Luanna Cavalcanti sofreu uma fratura na clavícula, enquanto o advogado Fernando Araújo teve três costelas fissuradas. Segundo Fernando, um segundo casal — Maryana Maranhão e Lucas Alves, do Cabo de Santo Agostinho — também se acidentou no mesmo brinquedo, logo em seguida.

O advogado afirmou que irá representar judicialmente as demais vítimas e mover um processo contra o parque. Maryana também quebrou a clavícula e aguarda cirurgia no Hospital Dom Helder Câmara.

O brinquedo em questão é a "Canoa do Muxima". De acordo com Fernando, o fluxo de água estava mais forte que o ideal, o que teria desestabilizado a boia usada na descida, fazendo com que ele e Luanna colidissem com o escorregador.

“Na descida, a água atingiu a boia de forma transversal e nos jogou para fora. Senti uma forte dor no tórax na hora e dificuldade para respirar. Minha esposa gritava de dor no braço”, relatou.

Após o acidente, os dois foram levados ao posto médico do parque. Luanna apresentava sinais de confusão mental e não se lembrava do que havia ocorrido. Ambos foram encaminhados ao Hospital José Múcio Monteiro, onde a fratura da servidora foi confirmada. Já Fernando, inicialmente sem diagnóstico, descobriu posteriormente, por meio de tomografia no Recife, que havia fissurado três costelas.

No hospital, encontraram Maryana e Lucas, que haviam se machucado no mesmo brinquedo. Maryana teve uma fratura mais grave na clavícula, com necessidade de cirurgia.

Fernando afirmou que a família se sente aliviada por nenhuma das crianças ter se ferido. “Normalmente, a pessoa mais leve vai à frente na boia. Se fosse minha enteada de 9 anos, poderia ter sido ela a quebrar a clavícula.”

O parque não funcionou no domingo (4) e, em nota, afirmou que todas as atrações são certificadas e passaram por testes técnicos, "obedecendo aos mais rígidos controles internacionais". No entanto, o parque não explicou como esses testes são realizados, nem respondeu sobre providências após os acidentes ou se há equipe médica permanente no local.

O Hospital Dom Helder Câmara informou que Maryana Maranhão está consciente e com quadro clínico estável, aguardando cirurgia. Com informações G1




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: