Após mais de dez anos longe dos palcos brasileiros, Lady Gaga retornou com um espetáculo gratuito na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no último sábado (3). A apresentação foi promovida pela Bonus Track Entretenimento em parceria com a Live Nation Brasil.
Com duração de pouco mais de duas horas, o show reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, segundo a prefeitura do Rio. Dividido em cinco atos, o espetáculo contou com nove trocas de figurino e um setlist com mais de 15 músicas, incluindo sucessos como “Poker Face”, “Paparazzi”, “Alejandro”, “Bad Romance” e “Shallow”.
Desde o início da semana, o Rio já sentia os efeitos da mobilização de fãs e turistas. A previsão inicial era de 240 mil visitantes, mas esse número foi mais que dobrado: mais de 500 mil turistas chegaram à cidade entre os dias 1º e 3 de maio, conforme dados da Rodoviária Novo Rio e do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em conjunto com a Riotur, estima que o evento movimentou aproximadamente R$ 600 milhões na economia local, beneficiando setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio.
O show integrou o projeto “Todo Mundo no Rio”, que prevê apresentações gratuitas na capital fluminense pelos próximos quatro anos. A iniciativa se inspirou no espetáculo de Madonna realizado em maio de 2024, também na orla de Copacabana.
Embora o custo total não tenha sido divulgado oficialmente, o colunista Ancelmo Gois, de O Globo, apontou que o evento teve um orçamento de cerca de R$ 92 milhões, somando recursos públicos e privados.
O governo do Estado do Rio de Janeiro investiu aproximadamente R$ 15 milhões, conforme o Diário Oficial do Município, embora a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, indique que o valor final foi um pouco maior.
O evento teve como apresentadores a marca de bebidas Corona, o banco Santander Brasil e a companhia aérea Latam. Entre os patrocinadores estavam Zé Delivery, Guaraná Antarctica e Beats. C&A, TRESemmé, 99 e Eventim apoiaram a produção, que ainda contou com a Deezer como player oficial e a Klefer como parceira comercial.