| Hoje é Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026.

Brasileira de 30 anos é encontrada morta com sinais de violência no Japão

Amanda Borges, natural de Goiás, foi localizada em apartamento próximo ao aeroporto de Tóquio; autoridades brasileiras e japonesas investigam o caso.
Ampliar
Amanda Borges, pesquisadora goiana de 30 anos, foi encontrada morta no Japão durante viagem pela Ásia; caso está sob investigação das autoridades japonesas.Imagem redes sociais Por: Editorial | 04/05/2025 12:51

A pesquisadora brasileira Amanda Borges da Silva, de 30 anos, foi encontrada morta na noite de quinta-feira (1º), no Japão, dentro de um apartamento próximo ao Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio. O corpo apresentava marcas de queimaduras, e Amanda estava sem alguns de seus pertences. A identificação foi possível graças a documentos deixados em uma bolsa no local.

Natural de Caldazinha, em Goiás, Amanda era formada em Letras e havia concluído recentemente o mestrado em Linguística. Estava em viagem pela Ásia e foi ao Japão, em abril, para acompanhar o Grande Prêmio de Fórmula 1, em Suzuka. Também teria passado pela Coreia do Sul, onde visitou familiares do namorado.

Segundo um amigo próximo, Amanda viajou sozinha ao Japão, mas mantinha contato frequente com o companheiro, que mora no Brasil. Ela deixou de responder às mensagens cerca de duas horas antes do voo de volta, marcado para as 22h de quinta-feira (horário local). Preocupado, o namorado acionou a família, o consulado e a companhia aérea, que confirmou que Amanda não embarcou.

Com base na última localização do celular da pesquisadora, o corpo foi encontrado em um apartamento nas imediações do aeroporto. Ainda de acordo com o amigo, Amanda teria conhecido um homem indiano durante a viagem e demonstrado preocupação em relação a ele, chegando a repassar o contato ao namorado. No entanto, o número não está mais ativo no WhatsApp.

O Ministério das Relações Exteriores confirmou que o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio está acompanhando o caso da morte da brasileira Amanda Borges no Japão. Em nota enviada à CNN Brasil, o órgão informou que presta assistência à família da vítima e mantém diálogo com as autoridades locais. Por questões legais e de privacidade, o Itamaraty não divulgou mais detalhes, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e o Decreto nº 7.724/2012.

O governo de Goiás confirmou a morte e informou que presta apoio à família, incluindo providências para o auxílio funerário. Nas redes sociais, onde tinha mais de 11 mil seguidores, Amanda compartilhava registros dos passeios pela Ásia, como a visita ao parque DisneySea.

A Prefeitura de Caldazinha lamentou a perda. Em nota, destacou que Amanda era uma jovem sonhadora e querida na cidade. As circunstâncias da morte seguem sob investigação. Com informações RPJnews


Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /www/wwwroot/portaldoconesul.com.br/ler.php on line 179



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: