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Acidente no Driver Top Speed 2025: Federação de Automobilismo de SP questiona a falta de autorização para o evento

A Driver Brasil defende a segurança do evento, enquanto a FASP aponta falhas na supervisão e regulamentação da competição
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A BMW M3 usada pelo empresário sul-mato-grossense — Foto: Nathan Zanin / Arquivo Pessoal Por: Editorial | 30/04/2025 16:38

O evento Driver Top Speed 2025, no qual o empresário Wilson Coelho Neto, de 48 anos, perdeu a vida, não possuía autorização da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP). A federação divulgou um comunicado a respeito. (Veja o comunicado completo abaixo)

O empresário sul-mato-grossense faleceu no sábado (26), após se envolver em um acidente durante a prova realizada no aeródromo da Embraer, em Gavião Peixoto. Wilson pilotava uma BMW M3, quando colidiu com outros dois veículos, não resistindo aos ferimentos.

Ainda não se sabe a causa da colisão nem a velocidade atingida por Neto no momento do acidente, que será investigado pela Polícia Civil.

FASP esclarece que evento não foi autorizado

A FASP informou que o Driver Top Speed 2025 não estava no seu calendário oficial. A entidade também classificou a organizadora, Driver Brasil, como desconhecida tanto para a federação quanto para a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A FASP acusou a organização de realizar eventos sem segurança adequada e por pessoas não habilitadas. "Eles não mencionam que estão lá para lucrar com os desavisados", declarou a federação.

Segundo o estatuto da FASP, filiada à CBA, a entidade é responsável pela administração do esporte automobilístico no estado e deve supervisionar ou organizar competições em nível estadual e municipal.

Reações

A Driver Brasil e a Embraer, responsável pela cessão do aeródromo para o evento, foram consultadas sobre o ocorrido. A Driver Brasil emitiu uma nota em que se defendeu, destacando seus 18 anos de experiência na organização de eventos de automobilismo e seu compromisso com a segurança. A empresa alegou ainda que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige autorização de confederações apenas para competições em vias públicas, e não para provas em locais fechados.

Por outro lado, a FASP rebateu, afirmando que a Driver Brasil estava incorreta em sua interpretação do código. A federação alegou que a supervisão de competições estaduais e municipais deve ser realizada por federações filiadas.

A Embraer, por sua vez, reiterou seu posicionamento inicial, lamentando a morte de Neto e oferecendo apoio às investigações, mas não se pronunciou especificamente sobre o comunicado da FASP.

O g1 também entrou em contato com a CBA e aguarda um posicionamento.

Campeão em 2024

Neto havia sido campeão em duas provas da edição de 2024 do Driver Top Speed, com a mesma BMW M3 que estava pilotando no evento fatal. Ele conquistou títulos na milha (1,6 km) e nas duas milhas (3,2 km), atingindo velocidades de 312 km/h e 341,6 km/h, respectivamente. Neto competia no evento desde 2017.

Homenagens

A morte de Wilson Coelho Neto causou grande comoção em Campo Grande, MS, onde ele era muito conhecido. Mensagens de pesar e homenagens foram amplamente compartilhadas nas redes sociais. Neto era um nome importante no agronegócio brasileiro, e sua família tem raízes profundas na história da pecuária nacional. Diversos amigos e figuras públicas, como o deputado estadual Jamilson Name e o cantor Mariano, prestaram suas condolências.

Amigos próximos, como Nilson Junior, secretário parlamentar, lembraram de Neto como uma pessoa apaixonada por velocidade desde a juventude e destacaram seu espírito generoso e alegre.

O acidente

Segundo a Driver Brasil, o acidente ocorreu enquanto a pista estava molhada, mas a organização afirmou que adota rigorosos padrões de segurança e que todos os pilotos assinam um termo de responsabilidade. A empresa também destacou que houve atendimento imediato da UTI móvel, mas, infelizmente, Neto não sobreviveu aos ferimentos. Os outros pilotos envolvidos, de 42 e 43 anos, sofreram apenas ferimentos leves.

A Embraer também lamentou a tragédia, reiterando que o evento foi organizado pela Driver Brasil e se colocando à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

A competição

O Driver Top Speed é composto por provas de velocidade nas distâncias de meia milha (804 metros), uma milha (1,6 km) e duas milhas (3,2 km), com veículos de alta potência competindo em linha reta. As edições acontecem desde 2009 no aeródromo da Embraer, e os pilotos que atingem velocidades superiores a 321,8 km/h recebem uma certificação especial.

Veja abaixo o comunicado completo da FASP e da Driver Brasil:

Nota da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP): A FASP lamenta o trágico acidente ocorrido em Gavião Peixoto, alertando que o evento não estava autorizado e não fazia parte de seu calendário. A organização, Driver Brasil, é desconhecida pela federação e pela CBA, e a FASP questiona a falta de supervisão de segurança e regulamentação adequada. A responsabilidade pelo evento deve ser apurada pelas autoridades competentes.

 

Nota da Driver Brasil: A Driver Brasil expressa pesar pela morte de Wilson Coelho Neto e informa que o evento segue rígidos padrões de segurança, com todos os pilotos cientes dos riscos. A organização ressaltou que os outros envolvidos sofreram apenas ferimentos leves e que o evento foi encerrado imediatamente após o acidente. Com infomações G1


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