| Hoje é Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026.

Operação “Iluminar” combate furtos de energia em Mundo Novo

Seis pessoas foram levadas à delegacia após fiscalização em 29 imóveis com suspeita de fraude no consumo elétrico.
Ampliar
Polícia Civil durante fiscalização em imóveis suspeitos de fraude elétrica em Mundo Novo. Foto: Divulgação PCMS Por: Editorial | 30/04/2025 08:14

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Mundo Novo e da Perícia Criminal de Naviraí, realizou na manhã desta terça-feira (29) a operação “Iluminar”, com foco no combate a furtos de energia elétrica e fraudes em medidores de consumo no município. A ação contou com o apoio da concessionária Energisa.

Durante a operação, 29 imóveis previamente identificados pela Energisa foram fiscalizados. Conforme apuração inicial, todos apresentavam inconsistências no consumo de energia.

As vistorias confirmaram as irregularidades e resultaram na condução de seis pessoas à delegacia. Elas devem responder por crimes como furto de energia elétrica e estelionato.

O delegado Alex Junior da Silva, titular da Delegacia de Mundo Novo, e a representante da Energisa, Denise Simões, alertaram sobre os perigos das ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”. Além de crime, essas práticas representam um grave risco à vida, podendo causar incêndios, explosões e mortes.

Denise destacou que as fraudes comprometem a rede elétrica, reduzem a qualidade do serviço, aumentam os custos para os consumidores e colocam vidas em risco. “Toda semana atuamos em alguma cidade do estado, com o apoio da Polícia Civil, para coibir essas irregularidades”, afirmou.

Segundo dados da ANEEL, o Brasil registra perdas superiores a 31,5 mil gigawatts por ano em fraudes elétricas — volume suficiente para abastecer grande parte de um estado. Em Mundo Novo, as investigações continuam para identificar novos pontos de irregularidade.

 

A população pode denunciar práticas ilegais pelos canais oficiais da Polícia Civil ou da Energisa. Com informações PCMS


Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /www/wwwroot/portaldoconesul.com.br/ler.php on line 179



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: