Cerca de 1,6 milhão de pessoas devem participar do show de Lady Gaga, agendado para o dia 3 de maio, na praia de Copacabana.
A programação começa às 17h30, com apresentações de dois DJs no palco montado em frente ao Copacabana Palace. O show principal de Lady Gaga está previsto para começar às 21h15 e terá uma duração estimada de duas horas e meia.
A Prefeitura do Rio preparou uma estrutura ao longo da orla de Copacabana, com 16 torres de delay (equipadas com telões, som e iluminação). A área contará com 500 cabines sanitárias, incluindo unidades adaptadas, além de instalações específicas para pessoas com deficiência (PCD).
Em termos de segurança, serão disponibilizadas 78 torres de vigilância para policiais militares, 150 detectores de metal do tipo raquete para apoio às revistas, 18 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial nos pontos de controle e grades nas ruas transversais à orla para controle de acesso ao evento.
A expectativa é que a passagem de Lady Gaga pelo Rio gere R$ 600 milhões para a economia da cidade, segundo a Prefeitura.
Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) implementará um esquema especial de bloqueios em Copacabana, semelhante ao de grandes eventos, como o réveillon.
A partir da madrugada do dia 3, o acesso à Copacabana será bloqueado. Às 7h, a Avenida Atlântica será completamente interditada, incluindo a pista junto aos prédios e as ruas de acesso à orla.
A partir das 18h, o acesso de veículos particulares à Copacabana será restrito, permitindo apenas a entrada de ônibus e táxis. Após 19h30, nem ônibus nem táxis poderão acessar o bairro.
Transporte
O principal ponto de embarque para o evento será o Terminal Enseada de Botafogo, na Avenida das Nações Unidas. Também será possível utilizar os pontos de ônibus regulares na Praia de Botafogo para outras linhas.
O MetrôRio terá operação especial, com as três estações de metrô de Copacabana abertas 24 horas, de sábado para domingo. A estação Cardeal Arcoverde funcionará apenas para desembarque entre 16h e 22h do dia 3. O fluxo nas imediações das estações será monitorado para garantir a segurança da operação.
Para quem optar pelos trens da SuperVia, a operação especial incluirá a reabertura da estação Central do Brasil à meia-noite de domingo, 4 de maio. Com informações Agência Brasil