Um ato de vandalismo abalou a comunidade católica de Brusque (SC) nesta semana. A imagem de Nossa Senhora, instalada no oratório do parque Caminho das Virtudes, foi destruída durante uma tentativa de furto presenciada por fiéis. O crime ocorreu em um dos principais espaços de devoção da Paróquia São Luís Gonzaga, inaugurado recentemente.
O crime aconteceu diante de fiéis, que flagraram o homem tentando levar a imagem e o perseguiram até contê-lo. Ao tentar fugir, ele deixou a imagem cair, quebrando-a em vários pedaços. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o suspeito em flagrante.
Segundo a delegada Luana Backes, o homem acreditava que a coroa da santa era feita de ouro e tentou jogá-la, junto com o manto, em um rio próximo, mas foi impedido pelos fiéis. Os objetos foram recuperados.
O suspeito também é investigado por tentar furtar o sacrário da paróquia no fim de março e por ter arrancado uma placa de rua recentemente. A polícia vai reunir as ocorrências para solicitar a prisão preventiva.
O padre Rodrigo Tascheck, da Paróquia São Luís Gonzaga, divulgou o ocorrido pelas redes sociais: “Nessa noite, o oratório de Nossa Senhora sofreu um atentado”, lamentou.
Inaugurado em dezembro de 2024, o parque Caminho das Virtudes foi criado como espaço de oração e reflexão. A imagem danificada será restaurada e recolocada em seu lugar de origem. Com informações nd+